Considerado um dos testes “padrão ouro” da audiologia, este exame que avalia a capacidade auditiva do paciente por meio da apresentação de estímulos sonoros.
O exame é fundamental para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento mais adequado para cada caso, se necessário. Para maiores informações entre em contato conosco.
A audiometria ocupacional é realizada em trabalhadores expostos a fatores de risco para a audição, como ruído e produtos químicos que podem ser prejudiciais para a audição e saúde em geral.
Avalia a habilidade do indivíduo para detectar e reconhecer a fala.
Também conhecido como impedanciometria ou imitanciometria , é um exame rápido e objetivo, utilizado para avaliar o funcionamento e integridade da orelha média.
Faz parte da rotina audiológica sendo útil para diagnóstico diferencial dos tipos de perdas auditivas.
Considerado “padrão ouro” para diagnóstico audiológico a associação dos três exames: audiometria tonal, logoaudiometria e medidas de imitância acústica.
O Processamento Auditivo Central (PAC) é realizado por meio de testes que avaliam desde a entrada do som no canal auditivo até a sua chegada ao córtex cerebral. Envolve um conjunto de habilidades específicas necessárias para a interpretação do que se ouve.
A audiometria clínica e a imitanciometria são pré-requisitos para a indicação desse exame.
Os resultados auxiliam tanto na terapia fonoaudiológica, neuropsicológica, dentre outros. É um importante recurso no diagnóstico médico pois traz informações do funcionamento das vias auditivas e pode apontar indícios de comprometimento em funções superiores como memória e atenção (habilidades não puramente auditivas).
São sons produzidos pelas células ciliadas externas, presentes na cóclea e que podem ser medidas no conduto auditivo externo. O resultado desses testes nos mostram as condições de funcionamento das células ciliadas externas, que são “o coração” da audição.
É um exame que registra a atividade elétrica do sistema auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. É fundamental para avaliar a integridade das vias auditivas centrais. Também utilizado para predizer limiares auditivos através da pesquisa por frequência específica.
Exame indolor e não invasivo. Nas crianças deve ser realizado em sono natural, com preparo prévio importante ou com sedação.
Consiste na prevenção, avaliação, diagnóstico, aperfeiçoamento e (re)habilitação de alterações individuais por meio técnicas e procedimentos terapêuticos escolhidos de acordo com as características e necessidades do paciente, bem como da patologia identificada.
A fonoterapia é realizada nas seguintes áreas:
No âmbito judicial a perícia objetiva esclarecer o juiz sobre desacordos que envolvam conhecimentos técnicos e/ou acompanhar as partes envolvidas num processo.
Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA) ou Programa de Conservação da Audição (PCA) é um conjunto de ações que visa prevenir ou estabilizar perdas auditivas que podem surgir em decorrência da exposição a níveis elevados de ruído, exposição de produtos químicos, vibração ou outros agentes que afetam a audição.
Compõe a avaliação auditiva, gerenciamento e gestão dos resultados auditivos e ações educativas, conforme as exigências legais vigentes.
Utilizado para avaliar a eficácia dos protetores auditivos, através dos ensaios de atenuação pessoal e ajuda no gerenciamento da conformidade no uso e na atenuação adequadas. Uma excelente ferramenta para o seu Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA).
Exame que analisa desde desvio de septo, hipertrofia de cornetos, tamanho de adenoide, alterações em rinofaringe, carcinoma, alterações e faringe e laringe (pregas vocais ), alterações em laringe de neonatos (laringomalacea), entre outras alterações.
Consultas clínicas e especializadas nas áreas de ouvido, nariz e garganta. Avaliação, Diagnóstico e tratamento, inclusive cirúrgicos como também de complicações mais rotineiras, que é o caso de pequenos incômodos nas vias respiratórias e auditivas.
Atendimento de puericultura, acompanhamento de bebês com alterações no desenvolvimento: