Abaixo, você confere as categorias que atendemos e também fica sabendo um pouco mais sobre a importância de cada avaliação.

Audiometria

É um exame que avalia a capacidade auditiva através da apresentação de estímulos sonoros. Tem como objetivo avaliar qual a menor intensidade que o paciente consegue detectar o som em diversas frequências (graves, médias e agudas). O resultado demonstra o tipo e o grau da perda auditiva, o que é fundamental para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento, se necessário. Em crianças o teste é feito com técnicas lúdicas que variam de acordo com a idade. A audiometria é considerada um dos testes "padrão ouro" da audiologia.  Entre em contato conosco para maiores informações.

Gráfico do resultado de exame de Audiometria

Logoaudiometria

Avalia a habilidade do indivíduo para detectar e reconhecer a fala. É um exame que complementa a pesquisa tonal e auxilia na conclusão do diagnóstico. Além de complementar a audiometria tonal é um teste imprescindível para a indicação e adaptação de aparelho auditivo (AASI).

Audiometria Ocupacional

A audiometria ocupacional é realizada em trabalhadores expostos a fatores de risco para a audição, como ruído e produtos químicos. Alguns fatores de risco como ruído, vibração ou produtos químicos podem produzir efeitos prejudiciais para a audição e saúde em geral. Estes efeitos incluem zumbido, perda auditiva e outros sintomas não auditivos, como cefaleia, insônia, etc. Deste modo, a audiometria é um exame indispensável para avaliar e monitorar a audição dos trabalhadores expostos a qualquer um destes riscos no seu ambiente de trabalho. A Legislação Brasileira torna obrigatório esse exame através da Norma Regulamentadora Nº 7.

Imitanciometria

A imitanciometria, também conhecida como impedanciometria, é um exame rápido e objetivo, (utilizada para avaliar o funcionamento e integridade da orelha média), muito importante para a complementação da avaliação audiológica, e fundamental para avaliar as condições do tímpano, ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Também revela informações importantes sobre funcionamento do nervo auditivo. Faz parte da rotina audiológica sendo útil para diagnóstico diferencial dos tipos de perdas auditivas. Considerado “padrão ouro” a junção da audiometria tonal, logoaudiometria e medida de imitancia acústica para diagnóstico audiológico.

Avaliação do Processamento Auditivo Central

O Processamento Auditivo Central (PAC) está relacionado desde a entrada do som no canal auditivo até a sua chegada ao córtex cerebral. Envolve um conjunto de habilidades específicas necessárias para interpretarmos o que ouvimos. A bateria de testes do Processamento Auditivo depende da idade do paciente. É possível ser aplicada em crianças a partir dos 6 / 7 anos de idade até em idosos. Quando uma ou mais habilidades auditivas apresentam-se com prejuízo, podem impactar na comunicação e na aprendizagem. Uma das principais queixas relatadas é a dificuldade de ouvir e entender em ambientes ruidosos ou em uma conversa com várias pessoas. A bateria de testes é aplicada em cabina acústica e o equipamento utilizado é o audiômetro de dois canais. A audiometria clínica e a imitanciometria são pré requisitos para a indicação desse exame. Os resultados auxiliam tanto na terapia fonoaudiológica, neuropsicológica, dentre outros. Também um importante recurso no diagnóstico médico pois traz informações do funcionamento das vias auditivas e pode apontar indícios de comprometimento em funções superiores como memória e atenção (habilidades não puramente auditivas).

Emissões Otoacústicas

As Emissões Otoacústicas (EOA) são sons produzidos pelas células ciliadas externas, presentes na cóclea e que podem ser medidas no conduto auditivo externo. As EOA podem ser transientes ou por produto de distorção. O resultado desses testes nos mostram as condições de funcionamento da células ciliadas externas, que são “ o coração” da audição. É um teste rápido, objetivo e indolor que pode ser realizado em qualquer idade, inclusive nos bebês. Conhecido também como “Teste da Orelhinha”. Realizamos dois tipos de exames de EOA que são classificadas conforme o tipo de estímulo: Emissões Otoacústicas Transientes: sons de baixa frequência que abrangem as faixas de 500Hz a 4kHz; e Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção: sons de alta frequência que abrangem até 8kHz. É inserida uma sonda na orelha para vedação do conduto auditivo. Essa sonda produz um estímulo sonoro que se encaminha para as células ciliadas externas da cóclea. Se o som conseguir percorrer todo trajeto sem interferências e alcançar a cóclea, a mesma irá reproduzir as EOA que deverão ser captadas pelo microfone acoplado à sonda do equipamento. O resultado do exame é dado como presente (presença de emissões) ou ausente (ausência de emissões).

Potencial Auditivo de Tronco Encefálico

O Potencial Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame que registra a atividade elétrica do sistema auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. É fundamental para avaliar a integridade das vias auditivas centrais. Pode ser realizado desde o recém-nascidos até os idosos, sendo um exame indolor e não invasivo. Nas crianças deve ser realizado em sono natural, com preparo prévio importante (inserir link como as orientações do preparo) ou com sedação nos casos onde o sono natural não foi possível. Nos adultos é realizado com máximo de relaxamento muscular possível. Pode-se avaliar a integridade da via auditiva (neurodiagnóstico) e predizer limiares auditivos em determinadas frequências (pesquisa de limiar com frequência específica).

Atendimento Fonoaudiológico

Terapia fonoaudiologia consiste na prevenção, avaliação, diagnóstico, aperfeiçoamento e (re) habilitação de alterações individuais por meio técnicas e procedimentos terapêuticos escolhidos de acordo com as características e necessidades do paciente, bem como da patologia identificada. Realizamos fonoterapia nas áreas:

  • Fala e Linguagem
  • Voz: Voz falada profissional (professores, radialistas, operadores de telemarketing, repórteres, atores);
  • Voz cantada (cantores amadores e profissionais de todos os gêneros musicais).
  • Leitura Escrita
  • Disfagia
  • Processamento Auditivo Central

Perícias em Audiologia

A perícia, no âmbito judicial, objetiva esclarecer o juiz sobre desacordos que envolvam conhecimentos técnicos. É realizada num processo judicial para decidir fatos controversos trazidos pelas partes, como por exemplo, um funcionário que aciona a justiça buscando indenização por perda auditiva induzida por ruído em local de trabalho. Neste caso, o juiz poderá nomear um profissional especializado na área para averiguar e provar os fatos, dando seu parecer. Há também a possibilidade de que uma das partes envolvidas no processo solicitem a participação de um profissional para acompanhar o trabalho realizado pelo perito judicial. Nesse caso é contratado o Assistente Técnico, que busca defender os interesses da parte que o contratou, apresentando questionamentos ao perito e acompanhando os procedimentos realizados pelo mesmo. Além disso, o Assistente Técnico pode oferecer seu parecer crítico ao laudo do perito. O perito em audiologia analise resultados dos exames auditivos presentes no processo e pode solicitar outros, bem como realizar toda bateria audiológica necessária para seu parecer técnico.

PPPA (NR7)

O Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA) ou Programa de Conservação da Audição (PCA) é um conjunto de ações que tem como objetivo prevenir ou estabilizar perdas auditivas que podem surgir em decorrência da exposição a níveis elevados de ruído, exposição de produtos químicos, vibração ou outros agentes que afetam a audição. Atua concomitantemente ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). O programa promove prevenção, avaliação, diagnóstico e controle das Perdas Auditivas Induzidas por Ruído bem como a educação dos trabalhadores para a proteção auditiva. Faz parte a avaliação auditiva, gerenciamento e gestão dos resultados auditivos e ações educativas, conforme as exigências leais vigentes.

Open chat
Assistente Fono e Cia
Olá, vamos conversar? Qual sua dúvida?